UMA LIVRE INTERPRETAÇÃO SOBRE
“O PORTAL DE ENTRADA DO MANECO”
Adalgiro Batistella
Todos os dias inúmeras pessoas entram e saem da escola:
professores, funcionários alunos, e pais de alunos, em sua grande maioria, ao
passarem pela porta de entrada do colégio não se dão conta ou não sabem da
riqueza e da arte cultural que está na entrada e sobre as cabeças dos mesmos.
Primeiro, destaco as duas grandes
colunatas da arte e arquitetura gregas ( homenagem aos engenheiros e arquitetos
gregos: Íctinos e Calícrates. Ligadas por um arco logo na entrada,
simbolizando a união do espírito ( saber) com a matéria humana. Expressa ainda
um caminho para o saber, permitindo um referencial para o equilíbrio e a
ligação com os sentimentos que a arte inspira e o domínio aparente do poder
racional sobre as emoções que o visual artístico nos fascina.Logo após nos deparamos e
identificamos os órgãos reprodutivos da fertilidade feminina e da geração do
ser humano. A descrição acima são os tubas uterinas ligadas pelo canal central
da porta até o grande bojo ( útero).
Duas são as interpretações
possíveis a serem dadas: é preciso esclarecer um dado histórico “quem e porque
colocaram tais símbolos?”. Muito simples. Vejamos: esta escola antes de ser
chamada de Colégio Estadual Manoel Ribas fora habitada por uma Congregação de
Irmãs religiosas de Santa Teresinha do Menino Jesus e com suas juvenistas: alunas
internas, vocacionadas para a vida religiosa. Agora tudo fica muito claro.
A primeira interpretação é uma
homenagem e uma exaltação à Virgem Maria por ter gerado em seu útero sagrado o
Filho de Deus, Jesus Cristo. Assim visto, Maria é o canal de comunicação e de
intermediação entre Deus e os homens, entre a Terra e os Ceus, entre a matéria
e o espírito.
A segunda interpretação tinha e tem
como fundamento uma filosofia pedagógica de vida através do seguinte lema: “aqui se dá Luz e Vida”. O útero
materno em sentido lato, gera a vida,
isto é, realização profissional e humana, e a vida em sua continuidade, gera
luz sabedoria e conhecimento.
Aliás, esses elementos descritos
acima estão nas portas laterais, à esquerda (secretaria) pelo desenho da figura
da “cabeça” de uma juvenista com seus trajes típicos da época (as batinhas) e
pelo “globo”; À direita (gabinete diretor) pelos “livros”.
Além destas descrições temos ainda
os cravos, grandes e pequenos, incrustados nas portas, significando que o saber
pertence à todos os quadrantes do universo social, quer sábios ou não, ricos ou
pobres. Para chegar a plenitude do saber é preciso superar os sofrimento e as
derrotas para atingir a felicidade, assim como os cravos sagrados da cruz de
Cristo trouxeram a salvação e a felicidade para todos os seres humanos.
Espero que esta interpretação ajude
a todos na divulgação e no entendimento dessa arte cultural simbolizada nas
portas do Maneco. Concluímos afirmando porque o colégio Estadual Manoel Ribas
faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul –
IPHAE e do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-
IPHAN,não só pela arte e arquitetura de que é construído mas principalmente
pelo profundo referencial e significado que o mesmo possui como instituição de
ensino. Obrigado.
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