quarta-feira, 27 de outubro de 2010

 
UMA LIVRE INTERPRETAÇÃO SOBRE
“O PORTAL DE ENTRADA DO MANECO”
Adalgiro Batistella


Todos os dias  inúmeras pessoas entram e saem da escola: professores, funcionários alunos, e pais de alunos, em sua grande maioria, ao passarem pela porta de entrada do colégio não se dão conta ou não sabem da riqueza e da arte cultural que está na entrada e sobre as cabeças dos mesmos.
Primeiro, destaco as duas grandes colunatas da arte e arquitetura gregas ( homenagem aos engenheiros e arquitetos gregos: Íctinos e Calícrates. Ligadas por um arco logo na entrada, simbolizando a união do espírito ( saber) com a matéria humana. Expressa ainda um caminho para o saber, permitindo um referencial para o equilíbrio e a ligação com os sentimentos que a arte inspira e o domínio aparente do poder racional sobre as emoções que o visual artístico  nos fascina.Logo após nos deparamos e identificamos os órgãos reprodutivos da fertilidade feminina e da geração do ser humano. A descrição acima são os tubas uterinas ligadas pelo canal central da porta até o grande bojo ( útero).
Duas são as interpretações possíveis a serem dadas: é preciso esclarecer um dado histórico “quem e porque colocaram tais símbolos?”. Muito simples. Vejamos: esta escola antes de ser chamada de Colégio Estadual Manoel Ribas fora habitada por uma Congregação de Irmãs religiosas de Santa Teresinha do Menino Jesus e com suas juvenistas: alunas internas, vocacionadas para a vida religiosa. Agora tudo fica muito claro.
A primeira interpretação é uma homenagem e uma exaltação à Virgem Maria por ter gerado em seu útero sagrado o Filho de Deus, Jesus Cristo. Assim visto, Maria é o canal de comunicação e de intermediação entre Deus e os homens, entre a Terra e os Ceus, entre a matéria e o espírito.
A segunda interpretação tinha e tem como fundamento uma filosofia pedagógica de vida através do seguinte lema: “aqui se dá Luz e Vida”. O útero materno em sentido lato, gera a vida, isto é, realização profissional e humana, e a vida em sua continuidade, gera luz  sabedoria e conhecimento.
Aliás, esses elementos descritos acima estão nas portas laterais, à esquerda (secretaria) pelo desenho da figura da “cabeça” de uma juvenista com seus trajes típicos da época (as batinhas) e pelo “globo”; À direita (gabinete diretor) pelos “livros”.
Além destas descrições temos ainda os cravos, grandes e pequenos, incrustados nas portas, significando que o saber pertence à todos os quadrantes do universo social, quer sábios ou não, ricos ou pobres. Para chegar a plenitude do saber é preciso superar os sofrimento e as derrotas para atingir a felicidade, assim como os cravos sagrados da cruz de Cristo trouxeram a salvação e a felicidade para todos os seres humanos.
Espero que esta interpretação ajude a todos na divulgação e no entendimento dessa arte cultural simbolizada nas portas do Maneco. Concluímos afirmando porque o colégio Estadual Manoel Ribas faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE e do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN,não só pela arte e arquitetura de que é construído mas principalmente pelo profundo referencial e significado que o mesmo possui como instituição de ensino. Obrigado.



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